Walter-Michael Vollhardt nasceu em Heidelberg/Alemanha, ganhou por 3 vezes o Concurso Federal da Alemanha “Jugend musiziert”(Jovens Musicos).
Como bolsista da Fundaçao do Povo Alemão e do DAAD, estudou com Paul Tortelier em Essen, David Geringas em Hamburgo e com Leslie Parnas na Universidade de Boston.
Em Boston foi vencedor do concurso “Concerto-Aria”, que lhe valeu uma noite de estreía junto com a Orquestra Sinfônica de Boston, sob a regência de Arthur Fiedler.
Desde então apresentou-se como solista de Cello, com a Orquestra Sinfônica de Berlim, e as Filarmônicas Nacionais da República Checa e da Romênia.
Em Julho de 2008, apresentou-se em Bangkok e tocou, junto com a Orquestra Filarmônica da Tailândia o concerto para Cello e Orquestra de Dvorak.
Recitais levaramno para países como a Inglaterra, Franca, Itália, Espanha, Hungria, Suécia, Canadá, E.U.A, Jamaica, Cuba, República Dominicana e Malásia.
Gravou, internazionalmente, obras desconhecidas. Interpretou obras para cello até então desconhecidas, de muitos compositores. Siegfried Burger compôs, em 2006, um concerto para cello com dedicação especial a Walter-Michael Vollhardt. Vez por outra, gosta de abandonar a trilla da música clássica, improvisando com dançarinos e atores.
Expert em pedagogia musical, atuou como docente no Conservatório de Hamburgo e deu aulas em cursos especiais para cello e musica de câmara e em festivais do gênero, na Alemanna, Itália, E.U.A., Brasil, Nicarágua, República Dominicana, Costa Rica, Jamaica, Cuba e Malásia.
Também dedica-se de corpo e alma a regencia de orquestras. Em 1982 fundou a Orchestra Sinfônica do Conservatôrio de Hamburgo e em 1992 a “Sinfonietta da Alemanna do Sul”.
Desde 2002 a 2009 fui maestro da Orquestra Sinfônica de Ortenau na cidade de Offenburg, que se destaca por sua programação inovadora. Nesta cidade cuida tambem do aperfeiçoamento de talentos musicais jovens. Apresentou-se com regente convidado na Suíça, Franca, Itália, America do Sul e India (Bombay Chamber Orchestra).